blog

terça-feira, 11 de julho de 2017
Boomera está entre as 5 empresas que fazem da América Latina uma região mais sustentável através da inovação digital

Boomera está entre as 5 empresas que fazem da América Latina uma região mais sustentável através da inovação digital

Fonte: World Economic Forum (https://goo.gl/YdR8l0)

A economia circular é uma alternativa mais sustentável ao nosso modelo atual de “comprar-usar-descartar” e representa uma enorme oportunidade financeira para as empresas da América Latina.

Esta alternativa circular considera o desperdício como um recurso, identificando oportunidades para criar novos fluxos de receita e gerar eficiência comercial.

Graças à revolução digital e à nova infraestrutura tecnológica criada, essas oportunidades em breve se tornarão realidades para muitas empresas da região. Na verdade, essa transformação já está ocorrendo.

Todos os anos, The Circulars celebra os negócios, empreendedores e decisores políticos que trabalham para tornar o mundo um lugar mais sustentável. Desde o lançamento desses prêmios, continuamos a ver um aumento no número e na qualidade das entradas provenientes da América Latina. Na verdade, esperamos que esta tendência se amplifique nos próximos anos, principalmente devido à Plataforma de Aceleração da Economia Circular (PACE) que o Fórum Econômico Mundial está construindo na região para impulsionar a cooperação público-privada e promover a agenda da economia circular.

Já houve um grande progresso alcançado pelas empresas. Aqui estão cinco iniciativas da The Circulars usando digital para tornar a América Latina mais sustentável do ponto de vista ambiental.

Sinctronics | Recuperação Logística Reversa

Ano: 2017

Categoria: Pequena e média empresa

A Sinctronics é uma unidade de negócios pioneira do fabricante mundial de eletrônicos Flex, criada para apoiar a Lei Nacional de Resíduos Sólidos do Brasil. A empresa introduz a circularidade no mercado eletrônico brasileiro, processando equipamentos descartados em matérias-primas para reutilização de novos produtos. Ao usar tecnologias como tags RFID, programas de logística baseados na nuvem e capacidades avançadas de reciclagem, 97% do material recuperado agora é retornado diretamente na cadeia de suprimentos, permitindo que a Sinctronics agilize os tempos de coleta em 50%.

Boomera | Solução de Dumping Digital

Ano: 2016

Categoria: Empreendedor

A Boomera desenvolveu soluções de reciclagem, pensamento de design e métodos simples para identificar usos para produtos de fim de vida, utilizando o Digital como um aspecto chave de sua solução. No setor público, eles ajudaram os governos locais a gerenciar despejos de lixo ilegais criando um aplicativo móvel gratuito, permitindo que qualquer cidadão reporte despejos de lixo ilegais em tempo real, utilizando geo-localização e integração de imagens. Isso aumentou a produtividade da coleta pública de resíduos em 30%. A Boomera também ajudou clientes como a    P&G, Nestlé, Adidas e Mondelez a encontrar soluções inovadoras para reduzir a quantidade de resíduos que atingem o aterro sanitário.

Recicladora Urbana | Final elétrico da vida

Ano: 2017

Categoria: Empreendedor

Em um continente que produz 9% dos resíduos eletrônicos do mundo, a Recicladora Urbana oferece às empresas e organizações um serviço certificado de produtos de TI e telecomunicações de fim de vida, gerenciando o equipamento elétrico de resíduos no mercado B2B. Com foco na maximização do valor extraído de todos os itens que eles coletam, a empresa desenvolveu soluções para gerenciar produtos quando atingem o fim da vida. Desde a coleção até a reciclagem, ou a remanufatura para venda através da linha Remakker, a empresa fechou o loop ao encontrar uma solução de fim de vida para mais de 400 toneladas de equipamentos em 2015. A empresa também prepara equipamentos para apoiar projetos de impacto social através de uma parceria com O Centro para a Inclusão Digital.

Nova Esperança EcoTech | Formalizando o informal

Ano: 2016

Categoria: Empreendedor

A New Hope EcoTech é uma empresa de soluções de tecnologia que usa fluxos informais de reciclagem para criar um caminho formal para que os fabricantes atinjam seus mandatos governamentais, tudo de uma forma econômica, transparente e inclusiva. Sua plataforma de software premiada conecta coletores informais de resíduos de rua com os maiores poluidores de fabricação que, desde o lançamento da Política de Resíduos Sólidos do Brasil, são obrigados a coletar e reciclar seus materiais de embalagem. Ao usar “Certificados de Reciclagem” como títulos econômicos comercializáveis, as empresas podem rastrear e rastrear sua pegada de resíduos, ao mesmo tempo em que apoiam os 250 mil brasileiros que contam com a coleta e venda de resíduos sólidos.

Valopes | Economia circular na nuvem

Ano: 2017

Categoria: Empreendedor

A Valopes desenvolveu uma plataforma baseada em nuvem focada na recuperação do valor de fluxos de resíduos e materiais não utilizados. Através da cadeia de valor, sua tecnologia permite às empresas documentar, rastrear e entender o fluxo de resíduos, resultando em responsabilização e rastreabilidade. Também ajuda a combinar possíveis trocas entre empresas. Além de ajudar as empresas a maximizar o valor de seus ativos em um estado ocioso, a Plataforma de Gerenciamento de Recursos da Valope ajuda a garantir uma disposição adequada de acordo com os regulamentos.

A liderança emergente da comunidade de empreendedores é realmente uma notícia muito encorajadora. A transição para uma economia circular, no entanto, requer uma abordagem de mudança de sistemas que converge indústrias e setores, e aborda as relações de oferta e demanda.

#SomosBoomera #CE100 #CircularEconomy