blog

segunda-feira, 08 de janeiro de 2018
Portal Sebrae: Empresa paulista cria soluções para cadeias produtivas se tornarem circulares

Portal Sebrae: Empresa paulista cria soluções para cadeias produtivas se tornarem circulares


Fonte: Centro Sebrae de Sustentabilidade
Por Vanessa Brito

“Na indústria quase nada se perde e os resíduos pós-consumo se transformam em matéria-prima de novos produtos da mesma indústria. Ou seja, o ciclo produtivo não termina no consumo, retorna ao início. Este é o princípio da Boomera, empresa paulista especializada em economia circular e no desenvolvimento de soluções para resíduos complexos ou de difícil reciclabilidade.

Boomera é uma palavra de origem aborígene que significa alavanca. Também está relacionada com bumerangue, um instrumento ancestral presente em várias civilizações, que lança pedra que sempre retorna a quem a lançou. Os dois significados traduzem bem o propósito da jovem empresa: alavancar a transformação da economia linear em economia circular.

Explicando melhor: ao contrário da linear, onde o ciclo produtivo termina no consumo e os materiais descartados vão parar, quase sempre, em aterros e lixões no Brasil, na circular são consideradas as etapas do pós-consumo, o descarte, a coleta e transformação dos resíduos em matéria-prima de novos produtos da mesma cadeia produtiva. A natureza agradece, pois assim a pressão sobre os recursos naturais é reduzida.

“Queremos ser um agente de mudanças de hábitos e mudar a cabeça do consumidor. Resíduo, para nós, é exponencial. O que parece impossível, para a gente não é. Surpreendemos com projetos que geram resultados econômicos, sociais e ambientais sem fronteiras e nem limites para tornar o inimaginável possível”, declara Gustavo Fonseca, gerente de desenvolvimento de novos negócios da empresa.

Em 2016,  a Boomera foi escolhida como a melhor empresa de impacto social pela revista Pequenas Empresas Grandes Negócios e Escola de Negócios Insper, entre outros prêmios.”

Leia a matéria na íntegra clicando no link a seguir: https://goo.gl/xKNMyD

#Boomera #Sebrae